
Três formas de ensinar as crianças sobre dinheiro no dia a dia!
As crianças, atentas que são, aprendem sobre dinheiro de formas que vão muito além da ideia comum de que, para saber sobre finanças, é preciso ser bom em matemática.
Trago aqui para você as 3 principais formas pelas quais as crianças aprendem sobre o “mundo do dinheiro”:
Crianças aprendem sobre dinheiro através do que ouvem
O que tem sido dito sobre dinheiro dentro de casa? Ter dinheiro é bom ou é ruim? Ser rico é sinônimo de desonestidade ou reflexo de um trabalho bem feito? É melhor ter pouco dinheiro e ser feliz do que ser rico e sozinho?
As afirmações que falamos impactam profundamente nossas crianças, mesmo que sejam ditas em situações descompromissadas, como um comentário feito ao ver uma cena de filme, por exemplo. Nossas crenças financeiras são formadas com mais ênfase até os 7 anos de idade, e sem dúvida, tudo o que ouvimos contribui muito nesse período.
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Crianças aprendem sobre dinheiro através do que elas veem
É simples: o que fazemos vale mais do que mil palavras. De nada adianta falar que é preciso economizar e depois gastar no shopping, ou reclamar da conta de luz e esquecê-las acesas.
Coerência entre o nosso discurso e nossas atitudes é fundamental para que a criança entenda a importância de encarar com seriedade futuros objetivos e metas financeiras.
Crianças aprendem sobre dinheiro através das experiências que ele proporciona (e dos sentimentos gerados por essas experiências)
Um exemplo ilustra bem como acontece na prática: a família fez uma gostosa viagem que resultou em tempo de convívio em harmonia e conhecimento de novos lugares. Sem dúvidas, essa foi uma experiência positiva proporcionada pelo dinheiro.
Mas, na volta à rotina escolar, a criança, ao contar para os colegas sobre sua viagem, foi tachada de “metida” e excluída das brincadeiras do dia. Mesmo que o rótulo tenha sido um provável reflexo do sentimento de inferioridade do grupo, sem dúvidas o sentimento negativo gerado diminuiu ou mesmo, anulou a experiência positiva, tendo consequências diversas no relacionamento familiar e ambiente escolar.
As crianças estão em constante aprendizado e observação sobre tudo o que nos certa, inclusive sobre os temas relacionados à dinheiro. Precisamos entender que a Educação Financeira Infantil da primeira infância está muito mais relacionada ao que a criança ouve, observa, vive e sente do que sobre números. Conte comigo nessa missão de enriquecermos nossos filh@s!
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