
Quatro dicas para uma Educação Financeira Infantil na prática!
Esqueça as contas e análises. Hoje quero falar com você sobre educação financeira infantil na prática, e o melhor, com dicas que podem ser usadas tanto para crianças como para adolescentes!
1. Elogie as boas escolhas financeiras dos outros
“Puxa, seu vô guardou dinheiro para reformar a casa. Não é legal? Por causa da disciplina, ele conseguiu bons descontos ao pagar os materiais à vista” ou “esse ano nós estamos poupando para, ano que vem, podermos fazer aquela viagem que tanto desejamos”. Ganhar descontos é sempre melhor do que pagar juros, e a intenção é mostrar que não há nada mais “normal” do que poupar para realizações futuras.
2. Vocês conhecem alguém com bastante dinheiro?
Evite fazer afirmações como: “prefiro ser pobre e honesto do que ser rico e desonesto”, “o dinheiro estraga as pessoas” ou ainda, “certeza de que tem algo errado aí, melhor manter distância”. Esses comentários que saem da nossa boca (na imensa maioria das vezes, sem embasamento), transmitem a ideia de que todo rico é desonesto, e sabemos que essa é uma característica não depende de gênero, religião, cor ou posição sócio econômica, certo?
3. Cuidado com os padrões de riqueza expostos nas redes sociais
Não admire nem incentive que seu filh@ valorize comportamentos financeiros inadequados. Alguns jogadores de futebol e cantores de rap ilustram bem o que quero dizer: largas correntes de ouro, festas ostensivas, um carro para cada dia da semana… Apesar de cada um de nós ter a liberdade de gastar o dinheiro que ganha como bem entender, você há de concordar comigo de que, definitivamente, esses não são exemplos positivos de educação financeira.
4. Não esconda dívidas, compras ou investimentos do seu cônjuge
Esse tipo de ocultação tem até nome: traição financeira. Dinheiro deve ser um tema comum dentro de casa e, se vocês se comprometeram verbalmente com algum objetivo, todos devem destinar esforços (sejam eles financeiros ou não) para atingi-los. As crianças percebem claramente uma família unida e levam para a vida adulta esse modelo financeiro familiar.
Educação financeira infantil descomplicada? É aqui que você encontra! Um beijo e vejo você no próximo conteúdo educativo. Até mais!
#comoenriquecerseufilho por www.carolstange.com.br