
Hora da História: O Avarento.
Hoje trouxe uma história que pode ser facilmente contada para nossas crianças, antes de dormir ou em um momento rotineiro do dia. Que tal falarmos de finanças pessoais de um jeito leve e lúdico?
“Era uma vez um Avarento, que enterrou um pote de ouro num local secreto do seu jardim.
Todos os dias, antes de ir dormir, ele ia até o local secreto, desenterrava o pote e contava cada moeda de ouro que havia acumulado durante toda uma vida.
Ele não se importava com a sujeira de todos os dias mexer com a terra. Suas roupas vivam sujas, rasgadas e cheias de remendos. Seus cabelos também estavam desgrenhados e dentes, mal cuidados. Na verdade, o Avarento preferia não gastar com nada pois achava que esses cuidados eram muito dispendiosos!
Acontece que um Ladrão, ao ver as visitas do Avarento ao jardim todas as noites, ficou curioso e acabou descobrindo o tesouro, desaparecendo com todo ele em seguida.
Quando o Avarento descobriu o roubo, foi tomado de aflição e desespero.
Ele gemia e chorava alto, enquanto puxava os poucos cabelos que ainda lhe restavam, maltratados pela absoluta falta de cuidados.
Alguém que passava pelo local, ao escutar seus lamentos, quis saber o que acontecera.
“Meu ouro! Todo meu ouro…” chorava inconsolável o avarento, “alguém o roubou de mim!”
“Seu ouro? Ele estava nesse buraco? Por que você o colocou aí? Por que não o deixou num lugar seguro, como dentro de casa, onde poderia mais facilmente pegá-lo quando precisasse comprar alguma coisa?”
“Comprar?” exclamou furioso o Avarento. “Oras, eu jamais usaria aquele ouro. Nunca pensei em gastar dele uma moeda sequer…”
Então, o estranho pegou uma grande pedra, e jogando-a dentro do buraco vazio, disse:
“Se é esse o caso, enterre então essa pedra! Ela terá o mesmo valor que tinha para você o tesouro que perdeu…”
– Fábulas de Esopo, O Avarento. –
Que tal contar essa história hoje à noite, para seu filh@? 💟 Aproveite para conversar sobre o comportamento do Avarento – é uma excelente “deixa” para falar sobre equilíbrio nas finanças.
Educação financeira para crianças pode ser mais divertido e simples do que parece! Depois me conta como foi esse momento especial com seu pequeno?
#comoenriquecerseufilho por www.carolstange.com.br