
“Ela pensou que estava usando o mesmo dinheiro do Banco Imobiliário…”
Essa frase veio de Steve Cumming, 72, pai de uma menina de 11 anos de idade que gastou £4,642 (mais de R$30 mil reais) em um jogo online. Apesar do jogo ter seu download gratuito, as crianças podem gastar dinheiro enquanto jogam para liberar itens e personagens.
A menina pediu a ele £4,99 (R$33,00) para liberar um personagem do jogo, e após o pai inserir os dados do cartão de crédito, ela efetuou novas compras em seguida. O susto só veio vários dias depois, quando o pai foi avisado pelo banco que havia estourado o limite da conta.
Com as transações financeiras cada vez mais virtuais, as compras estão se tornando incrivelmente mais fáceis (e indolores). Resta à nós, pais, encontrar caminhos para ajudar nossos filhos a entender o que é dinheiro de verdade para que não passemos por sustos com a fatura do cartão de crédito, como aconteceu com esse pai.
É por isso que a mesada é tão importante. Mas não qualquer mesada. Falo da Mesada Educativa.
Se você ainda não dá a mesada educativa para seu filh@, inicie o processo de forma simples, dando à criança um cofrinho (ou construindo um com ela, de material reciclável), para que ela comece a guardar o dinheiro que recebe eventualmente, semanalmente ou mensalmente.
Então, quando a criança quiser comprar algo virtualmente, você pode pedir à ela o dinheiro e efetuar o pagamento usando o seu cartão de crédito. Faça isso com a criança ao lado, mostrando a ela que o cartão significa dinheiro “real”.
Mostrar como as coisas funcionam é o primeiro passo para a Educação Financeira Infantil na prática.
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